Tipos de Argamassas - Parte 2

Argamassas para Assentamento de Pisos






             São utilizadas para preparar a superfície para o recebimento do piso que pode ser de diversos tipos cerâmico, porcelanato, granito, entre outros. As argamassas utilizadas no processo de aplicação de pisos  são as argamassas de contrapiso, colante e de rejuntamento.
      A argamassa de contrapiso serve para regularizar a superfície para receber acabamento (piso) e apresenta como principais requisitos/propriedades a aderência e resistência mecânica.
        A argamassa colante tem como função “colar” a peça cerâmica ao substrato e absorver deformações naturais a que o sistema de revestimento cerâmico estiver sujeito, seus principais requisitos/propriedades são: trabalhabilidade (retenção de água, tempo em aberto, deslizamento e adesão inicial), aderência e capacidade de absorver deformações (flexibilidade) – principalmente para fachadas.
            A argamassa de rejuntamento (das juntas de assentamento das peças cerâmicas) tem função de reconstituição geométrica de elementos estruturais em processo de recuperação e seus principais requisitos/propriedades são: trabalhabilidade, aderência ao concreto e armadura originais, baixa retração, resistência mecânica e baixa permeabilidade e absorção de água (durabilidade).
            O consumo de argamassa por m² é estimado na proporção de 4 Kg de argamassa por m².









             Para assentamento de porcelanato: para peças de até 60×60 cm o ideal é optar por argamassa branca (AC2*). Porcelanatos maiores podem contar com argamassas mais resistentes como a AC3*, com o cuidado de evitar espaços pintados, encerados e úmidos, que diminuem a aderência. É preciso tirar o excesso da argamassa antes do rejuntamento.


       Para assentamento de cerâmicas: argamassas AC1, AC2 e AC3* são as mais recomendadas, nas cores cinza ou branca.


           Para assentamento de granito: AC2* em superfícies que não receberão tinta. AC3* em todos os casos.







Fontes:
http://aquarius.ime.eb.br/~moniz/matconst2/argamassa_ibracon_cap26_apresentacao.pdf


https://www.hometeka.com.br/aprenda/qual-a-diferenca-entre-argamassas-entenda-os-4-tipos/

Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário