Tipos de Argamassas - Parte 1

             Os tipos de argamassas são diversos e relacionam-se, em geral, com sua função ou aplicação. Existem argamassas para revestimento como chapisco, emboço e reboco, argamassas para assentamento, argamassas industrializadas para funções mais específicas como aplicação de revestimento cerâmico.


Argamassas para Assentamento de Alvenaria






              Argamassas de assentamento de alvenaria são usadas para unir blocos ou tijolos das alvenarias, a técnica de aplicação e o tipo de argamassa vai depender do tipo de bloco a ser utilizado na construção da alvenaria, mas em geral, a aplicação é feita com uma colher de pedreiro, podendo em alguns casos ser aplicada com auxílios de bisnagas.








               As três primeiras fiadas de uma parede de blocos ou tijolos devem ser revestidas inicialmente com uma camada de argamassa de impermeabilização, que protege a parede contra a penetração da umidade.



Argamassas para Revestimento de Teto e Paredes



               Usualmente são aplicadas três camadas de argamassa em uma parede a ser revestida, o Chapisco, que é primeira camada fina e rugosa de argamassa aplicada sobre os blocos de alvenaria e nos tetos (sem o chapisco, base do revestimento, as outras camadas podem descolar e até cair), o Emboço o qual é aplicado sobre o chapisco, camada de massa grossa para regularizar a superfície e o Rebocomassa fina que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado o reboco, por motivo de economia (geralmente tem em seu traço areias mais finas, pois servem para dar o acabamento ao revestimento).















Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Argamassa
             http://engenheironocanteiro.com.br/traco-de-argamassa/
             https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjoo7_Gs4PNAhVJg5AKHde7BCIQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fargamassapolimerica.blogspot.com%2F2012%2F08%2Falvenaria-com-mk-fen-30-m.html&psig=AFQjCNH9mq64-ntTVVgawvkrX2AZ6jEZ2g&ust=1464752742497476
             https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSb0miqUDZrcQSS9IAs4kF7GUmpMeeHGCmxHMkA4oyZrkAxjUSYdg


            http://www.aecweb.com.br/tematico/img_figuras/argamassas$$9913.jpg

Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário