Ardósia

            As ardósias são rochas metamórficas, formadas majoritariamente por minerais micáceos (clorita e sericita) e em variadas quantidades quartzos de granulometria muito fina, óxidos e hidróxidos de ferro e manganês, carbonatos, sulfatos. Possuem grão fino e homogêneo composto por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camada. As mais finas ardósias do mundo têm origem em Campo (Valongo) em Portugal, Escócia e Slate Valley de Vermont e Nova York nos Estados Unidos. As ardósias brasileiras são muito antigas, tendo assim,  conteúdo fossilífero é pequeno, sendo Minas Gerais responsável por cerca de 95% da ardósia do Brasil.




Figura 1. Ardósia bruta.


                Uma característica marcante da ardósia é sua propriedade de se partir em placas extensas e de espessura uniforme, em virtude de sua composição micácea, o que possibilita diversas formas de aplicação da ardósia como revestimento. A Ardósia pode ser aplicada em pavimentos, fachadas, tampos de laboratórios e em decorações interiores e exteriores. 
               As ardósias podem se apresentar com diversas cores, mas as mais comuns são: cinza, cinza esverdeada, cinza mosqueada, enferrujada, preta. Dependendo do grau de alteração química, elas podem também ser vermelho róseo, amareladas, cor de vinho.




 Figura 2. Ardósia nas cores azul, verde e vermelha.






Figura 3. Ardósia verde.



              A ardósia é uma excelente opção para decorações sóbrias e sofisticadas, como em sua utilização em pisos em tons cinza ou preto, dando um urbano e elegante para composições modernas.

Figura 4. Ardósia preta.


                   Apesar de riscar com facilidade a ardósia, quando impermeabilizada com resina acrílica, é bastante utilizada em revestimentos externos ou áreas molhadas.


Figura 5. Ardósia cinza como revestimento interno.



Figura 6. Ardósia cinza em piso de áreas molhadas.



              A ardósia Ferrugem é assim denominada por sua coloração característica, causada pelas impregnações de óxidos e hidróxidos de ferro.

Figura 7. Ardósia ferrugem ou multicolor.







Fonte: http://marmorariapetradesign.com.br/ardosia/
           http://www.dicionario.pro.br/index.php/Ard%C3%B3sia
           http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/metamorficas/ardosia.html
           http://www.pedrasdecorativas.net.br/pedras-decorativas/pedra-ardosia

Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário